quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

PORQUANTO OU POR QUANTO: DIFERENÇA, SIGNIFICADO, EXEMPLOS

Porquanto (tudo junto) é conjunção coordenativa; por quanto (separado) é locução adverbial, composta pela preposição "por" e pelo pronome "quanto".  Estabelecida a diferença, como saber quando usar uma ou outra? É fácil: use a velha técnica da substituição. Basta saber que porquanto significa pois, porque, visto que, por isso que, uma vez que; por quanto está associada à ideia de quantidade (quanto).  Se porque ou pois fizer sentido, o correto é...
Porquanto (tudo junto) é conjunção coordenativa; por quanto (separado) é locução adverbial, composta pela preposição "por" e pelo pronome "quanto". 
Estabelecida a diferença, como saber quando usar uma ou outra?
É fácil: use a velha técnica da substituição. Basta saber que porquanto significa pois, porque, visto que, por isso que, uma vez que; por quanto está associada à ideia de quantidade (quanto).  Se porque ou pois fizer sentido, o correto é...(clique em "mais informações" para ler mais)

PERDA OU PERCA: DIFERENÇA, SIGNIFICADO, EXEMPLOS

Parece que tanto faz, mas não é verdade. A confusão se dá porque perca e perda são palavras com grafia e pronúncia semelhantes, ou seja, são parônimas. Como são...
Parece que tanto faz, mas não é verdade. A confusão se dá porque perca e perda são palavras com grafia e pronúncia semelhantes, ou seja, são parônimas. Como são palavras diferentes, requerem uso, também, diferente.
O correto é:
"O carro deu perca total" ou "O carro de perda total"?
"Giovana reclamou a perca dos sonhos" ou "Giovana reclamou a perda dos sonhos"?
"Perca as esperanças, Juvenal" ou "Perda as esperanças, Juvenal"?
Perda é substantivo, perca, verbo (terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou terceira pessoa do singular do imperativo).

Você diria "Não perda tempo" ou "Não perca tempo"? Diria que...
(clique em "mais informações" para ler mais)