sexta-feira, 23 de agosto de 2013

PRESIDENTE OU PRESIDENTA? VOCÊ JÁ PESQUISOU ISSO? Ou critica por pura antipatia?

Embalada nas críticas, também implicava com Dilma e sua irresignação em utilizar "Presidente" para nomear seu cargo. Soava estranho, esdrúxulo.
Pesquisei. O termo "presidenta" existe, pois está registrado no vocabulário da Academia Brasileira de Letras. Assim, não é uma invenção, simples teimosia.
No site do Planalto, há a justificativa do uso da palavra "Presidenta", referindo-se ao Houaiss, que
designa “presidenta” como o feminino de presidente, apesar de menos usual - por óbvio - e ao Aurélio, que afirma a possibilidade do uso da palavra tanto no masculino como no feminino, apontando “presidenta” como “esposa do presidente” ou “mulher que preside”. 
Há mais: o Priberam aponta presidenta como termo utilizado informalmente, seja como mulher que preside, seja como esposa de um presidente. No entanto, o mesmo Priberam autoriza o uso de "Presidenta" na norma culta (vide http://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica.aspx?DID=4872#.Uhc-ONK1HVU). 
O uso está justificado nas alterações sociais, vez que
"torna-se necessário designar novas realidades, como seja o caso da feminização de alguns cargos, decorrente do acesso da população feminina a tais lugares".
Com uma mulher, pela primeira vez, ocupando o cargo de Presidente da República, é justo que queira - e exija, pois - ser tratada como "Presidenta".
Dilma é, então, nossa Presidenta da República.


Seja leal. Respeite os direitos autorais: se reproduzir, cite a fonte.

Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Comente, divulgue, assine. Será sempre bem recebido!
Conheça mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações sobre questões de Direito, dúvidas sobre Português, poemas e crônicas ("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC – Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar ou enviar sugestões.