A questão gira em torno da regência das...
preposições exigidas após o verbo estar. Porque "estar de luto" e "estar de plantão" indicam estado ou situação, é correta a forma estar "de férias".
De outra banda, é possível "estar em estado de alerta", "estar em perigo", o que corrobora aqueles que defendem estar "em férias", fundamentados...
na mesma justificativa: estado ou situação. Também argumentam os defensores da preposição "em" o referir-se o substantivo férias a um período de tempo. De maneira que, substituída "em férias" por "em recesso", "em 2013", "em dezembro", "em recuperação", apenas seria admitida a preposição "em".
Se entendermos a lógica do raciocínio daqueles que defendem uma e outra posição, podemos admitir ambas as expressões como adequadas. De minha parte, se tivesse que optar por uma, escolheria "em férias", pelos argumentos já expostos.
Todavia, os verbos entrar e sair ou outros que os substituam, sem alteração de sentido, pedem a preposição "de" antes do substantivo "férias": Sairei de férias em janeiro; retornarei das férias renovado.
Existe, entretanto, unanimidade em ressalvar uma situação em que é admitida, apenas, a expressão "em férias": quando o substantivo estiver acompanhado por adjetivo. Portanto: Os empregados estarão em férias coletivas no final de dezembro.
Por pertinente destaco que é inadequada a frase "Não vejo a hora de minhas férias chegar." Isso porque existe "féria" e "férias". Quando nos referimos a férias, referenciamos um substantivo feminino plural, que pede a concordância dos verbos e adjetivos a ele relacionados. Nesse caso não pode haver dúvidas: "Não vejo a hora de minhas férias chegarem."
deixe um comentário. SEMPRE É
POSSÍVEL MELHORAR.
Obrigada pela visita!
QUER RECEBER DICAS? SIGA O
BLOG.
Seja leal. Não copie,
compartilhe.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou? Clique,
visite os blogs, comente. É só acessar:
BELA ITANHAÉM
TROCANDO EM MIÚDOS
"CAUSOS": COLEGAS,
AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria Perez Delgado Sanches
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar ou enviar sugestões.