Nosocômio significa hospital e escreve-se, em Portugal, nosocómio (percebeu a diferença dos acentos, agudo e fechado??)
Palavra pouco utilizada no Brasil, na linguagem corrente, é comum no vocabulário jurídico.Você pode encontrar na internet:
"Naquela ocasião foram transferidos para o novo nosocômio todos os doentes e enfermos militares que se encontravam nos hospitais civis São João e Olinda, ..."
"Mas em dois anos o...
hospital tornou-se pequeno e um novo nosocômio, amplo e moderno, teria que ser construído."
"Diante da constatação da necessidade de um novo Hospital fora de área de risco, a Prefeitura Municipal de Além Paraíba solicitou ao Governador Anastasia, em caráter de urgência urgentíssima, a liberação de recursos para a construção de um novo nosocômio."
Ops! Urgência urgentíssima é pleonasmo ou
redundância dos mais execrados: se a ação é urgente, urgente é. Não existe urgência urgentíssima. É o mesmo que dizer subir para cima, descer para baixo ou entrar para dentro.
Entretanto, a expressão "urgência urgentíssima" tem respaldo no vocabulário utilizado pelo Congresso Nacional, para determinar prioridade de tramitação. Se abominável ao bom português não se pode negar a exceção, que deve ter uso apenas nos processos parlamentares.
Colhido do site da Câmara dos Deputados, temos, a título de ilustração:
Ordinária: a regra é o regime de tramitação ordinária, que é o mais longo. O prazo das comissões é de 40 sessões, para cada uma delas, ou seja, quando o projeto vai para outra Comissão, esse prazo de 40 sessões se reinicia neste órgão.
Prioridade: da mesma forma que a urgência, o Regimento lista quais projetos seguirão esse regime: são as de iniciativa do Presidente da República, do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Mesa, de Comissão, do Senado Federal ou dos cidadãos. Neste regime, as Comissões têm um prazo de 10 sessões, que também corre separadamente em cada uma delas.
Urgência: é a dispensa de algumas exigências e formalidades regimentais, com exceção da publicação e distribuição em avulsos ou cópias, dos pareceres das Comissões e do quorum para deliberação. O prazo das comissões é de 5 sessões, que corre simultaneamente para todas.
Há projetos que já nascem urgentes devido ao seu conteúdo. Esses casos estão previstos no Regimento. Outros projetos se tornam urgentes, em virtude de requerimento aprovado pelo Plenário.
Urgência urgentíssima: é um tipo de urgência, a mais utilizada. Essa denominação não consta do Regimento Interno da Câmara, mas está consagrada pelo uso. Significa que o projeto de lei poderá ser incluído automaticamente na Ordem do Dia da sessão plenária, para discussão e votação imediata, ainda que a sessão já tenha iniciado, caso seja aprovado requerimento nesse sentido.
deixe um comentário. SEMPRE É
POSSÍVEL MELHORAR.
Obrigada pela visita!
QUER RECEBER DICAS? SIGA O
BLOG.
Seja leal. Não copie,
compartilhe.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou? Clique,
visite os blogs, comente. É só acessar:
BELA ITANHAÉM
TROCANDO EM MIÚDOS
"CAUSOS": COLEGAS,
AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria Perez Delgado Sanches
NOSOCÔMIO. Significado e curiosidades
ResponderExcluirhttp://gramaticaequestoesvernaculas.blogspot.com.br/