VEM PRO GOOGLE

VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

PARTICIPE TAMBÉM DESTE SITE!

MAIS DE 1.770.000 ACESSOS. Muito obrigada, de coração!

ESTE É UM DOS MELHORES E MAIORES BLOGS DE PORTUGUÊS

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

“OS ESTADOS UNIDOS” OU “O ESTADOS UNIDOS”; “OS ESTADOS UNIDOS PARTICIPOU” OU “OS ESTADOS UNIDOS PARTICIPARAM”: PLURAL OU SINGULAR?

“Os Estados Unidos participou de todas as quinze edições dos Jogos Pan-Americanos e sediou a competição por duas ocasiões”...

...ou “Os Estados Unidos participaram de todas as quinze edições dos Jogos Pan-Americanos e sediaram a competição por duas ocasiões”?
          Sem pensar duas vezes, você é capaz de responder. O que “os”, que antecede “Estados Unidos”, faz na frase?

          “Os” é um artigo (definido, masculino e plural), seguido do substantivo (no plural) “Estados Unidos”. Se...
“Estados Unidos” é o sujeito da frase, o verbo tem que concordar com ele, correto?


          Então, frases como “Os Estados Unidos da América até então não haviam entrado na guerra, porém no ano de 1941 o presidente norte-americano Franklin Roosevelt enviou tropas do exército estadunidense para a Europa.” E “Os Estados Unidos possuem a economia mais rica do mundo (maior PIB)” estão corretas, nada há a reparar.

          De outro lado, “Os Estados Unidos é o país que mais investe na área militar, sendo que possui o maior poder bélico do mundo” e “ “Os Estados Unidos é um país grande. Como tal, possui grandes e vários depósitos de numerosos recursos naturais dentro de seus limites territoriais” pecam porque  tentam concordar o verbo no singular com o sujeito no plural.

GOSTOU? COMPARTILHE. 

QUEM É O SUJEITO DA FRASE?
          Nas frases abaixo os verbos também estão no singular. Repare, porém, que no primeiro caso o verbo “é” se refere à “economia” (é a economia dos Estados Unidos que é a maior); no segundo, “Estados Unidos” não é precedido de artigo (que observei lá em cima), não é o sujeito da frase, e no último o núcleo do sujeito é “data”: é a data que é 4 de julho. Portanto, a regra de concordância, nestes casos, é o singular:

A economia dos Estados Unidos é a maior economia do mundo, com um produto interno bruto nominal (PIB) estimado em mais de US$17,7 trilhões em 2016.

Nos Estados Unidos é muito comum os filhos, ao entrarem na universidade, saírem da casa dos pais. Isso ocorre, pois no sistema universitário norte-americano os alunos, quase sempre, vão estudar em universidades distantes de casa (outras cidades ou estados).

 “A data oficial da fundação dos Estados Unidos é 4 de julho de 1776, quando o Segundo congresso Continental, representando as 13 colônias secessionistas, assinou a declaração da independência.


 “O ESTADOS UNIDOS” OU “OS ESTADOS UNIDOS”?


           “O Estados Unidos” ou “os Estados Unidos”? Se “Estados Unidos” é um substantivo e está no plural, o artigo que o antecede deve, naturalmente, estar no plural.

GOSTOU? COMPARTILHE

deixe um comentário. SEMPRE É POSSÍVEL MELHORAR.

Obrigada pela visita!
QUER RECEBER DICAS? SIGA O BLOG.


Seja leal. Não copie, compartilhe.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Respeite o direito autoral.
Gostou? Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:

BELA ITANHAÉM

TROCANDO EM MIÚDOS

"CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES

GRAMÁTICA E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)

e os mais, na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week! 

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esteja a vontade para comentar, criticar, elogiar ou enviar sugestões.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

QUEM SOU EU

Minha foto

Da capital, já morei entre verde e bichos, na lida com animais e plantas: anos de injeção, espinho de ouriço, berne, parto de égua e curva de nível, viveiros, mudas, onde encontrei tempo para lecionar inglês, alfabetizar adultos e ler livros, na solidão do mato. 

Paixões se sucederam e convivem até hoje: Contabilidade, Economia, Arquitetura (IMES, MACK), a chácara e, afinal, o Direito (FDSBC, cursos e pós graduações). No Judiciário desde 2005, planto, replanto, reciclo, quebro paredes, reconstruo, estudo, escrevo e poetizo, ao som de passarinhos, que cantam nossa liberdade.

Não sou da cidade, tampouco do campo. Aprendiz, tento captar o que a vida oferece, para que o amanhã seja melhor. Um mundo melhor, sempre.

Agora em uma cidade mágica, em uma casa mágica, na qual as coisas se transformam e ganham vida; mais e mais vida. Minha cidade-praia-paraíso, Itanhaém.

Nesta casa de espaços amplos e um belo quintal, que jamais é a mesma do dia anterior, do minuto anterior (pois a natureza cuida do renovar a cada instante o viço, as cores, flores, aromas e sabores) retomei o gosto pelo verde, por releituras de espaços e coisas. Nela planto o que seja bom de comer ou de ver (ou deixo plantado o que Deus me trouxe), colho, podo, cozinho os frutos da terra, preparo conservas e invento pratos de combinações inusitadas, planejo, crio, invento, pinto e bordo... sonho. As ideias brotam como os rebentos e a vida mostra-se viva, pulsante.

Aqui, em paz, retomo o fazer miniaturas, componho terrários que encantam, mensagens de carinho representadas em pequenas e delicadas obras. 

Muito prazer! Fique à vontade, passeie um pouco: questões de Direito, português, crônicas ("causos"), jardinagem e artesanato. Uma receita, uma experiência nova, um redescobrir. 

Pergunte, comente, critique, ok? A casa é sua e seu comentário será sempre bem-vindo.

Maria da Gloria Perez Delgado Sanches

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog