VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

PARTICIPE TAMBÉM DESTE SITE!

MAIS DE 2.000.000 ACESSOS. Muito obrigada, de coração!

ESTE É UM DOS MELHORES E MAIORES BLOGS DE PORTUGUÊS

quinta-feira, 22 de julho de 2021

EXÓTICO: ESTRANHO OU ESTRANGEIRO?

 


Para saber o significado de uma palavra, basta consultar o dicionário. Concorda?

A palavra exótico (adjetivo) é definida como:

1.       não originário do país em que ocorre; que não é nativo ou indígena; estrangeiro;

2.       que é esquisito, excêntrico, extravagante.

Normalmente, o primeiro significado que vem à mente é esquisito.

Mas, não: exótico significa, primeiro, aquilo ou aquele que não é natural da terra, o estrangeiro; depois, esquisito, extravagante.

Então penso, a propósito, nas fruteiras que adotei no meu quintal: pés de jabuticaba, grumixama (uma espécie de cereja), caju, cabeludinha (jabuticaba amarela), araçá, araçá boi ou pé de queijo, orvalho ou uvaia, cajamangas, jambo, seriguela, maracujás, feijoa ou goiaba serrana.

Tudo exótico?

Ao contrário: tudo nacional, de origem brasileira.

Estamos acostumados ao exótico, por conta do costume: banana, abacaxi, laranja, uva, ameixa. Nada disso é nacional.

 Se bem que tenha tudo isso também plantado no meu pequeno e atulhado quintal. Afinal, também estou acostumada a tais frutas, se bem que possa encontrá-las em qualquer supermercado.

Mas aquilo que é da terra desconhecemos.

Exemplo?

A feijoa. Uma goiaba com gosto de abacaxi, natural do sul do Brasil. Desconhecida pelos brasileiros, tem como maior produtor a Nova Zelândia, que exporta geleia da fruta, por toda a Europa.

Quem entende?

Aliás, isso também poderia ser considerado exótico.





quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

NOME PRÓPRIO TEM PLURAL?

Nome próprio tem plural?
Nomes próprios de pessoas (antropônimos), assim como marcas e nomes de produtos, têm plural: essa é a regra e a tradição. Exemplo é o conhecido romance português "Os Maias". Nele, Eça de Queirós traça a história de uma família (os Maias) ao longo de três gerações. 

Quando usar o plural de nomes?

Usamos o plural quando falamos de várias pessoas com o mesmo prenome, assim como ao nos referirmos às pessoas de uma família (exemplo: "Os Silvas não têm parentesco entre seus variados ramos"), às obras de um artista (exemplo: "Aquele museu abriga a maior coleção de Picassos conhecida"), ou ainda quando comparamos características de um mesmo artista (exemplo: "Há dois Pedros I na história da independência do Brasil: o viajante montado em mula, mal ajambrado, e o pintado no quadro de Pedro Américo, gravado na memória dos brasileiros, embora inverossímil").

A infração cometida pela imprensa 

Admitido como regra e de uso tradicional o plural dos nomes, há quem prefira reduzir sobrenomes ao singular, quando referenciada a família, tendência atual utilizada sobretudo pela imprensa. Condenada, a princípio, a exceção tem sido expandida, sendo a cada dia menos condenada.
Exemplo são as alusões à família Gracie:
O Vale-Tudo, luta que não tem regras definidas, nasceu das apresentações e lutas dos irmãos Gracie, que queriam provar que a técnica desenvolvida por eles funcionava. 

Regra geral: o plural segue a regra geral da flexão

O plural dos nomes próprios segue as mesmas regras dos nomes comuns: os Andradas, os Ferreiras, os Sotomaiores, as Peixotos, os Meneses, os Luíses, as Ineses, os Queiroses, os Rodrigues, os Joões (não Joãos), dois Rafaéis, vários Canalettos, os Miquelângelos. 


As exceções a observar

Faz sentido. Mas as regras que regem a ortografia oficial observa algumas exceções ou observações:


Nomes estrangeiros

Sendo o nome estrangeiro, com terminação estranha ao português, o plural é obtido pelo simples acréscimo da consoante "s", pois não se sujeitam à flexão do plural do idioma de origem: Beethovens, Disneys, Kennedys, Jacksons, Collors, Bushs (e não Bushes, por exemplo).


Nomes terminados em "s" ou "z"

Se o nome terminar em "s" ou "z", o plural é invariável: os Perez, os Sanches, os Rodrigues, os Vasques.
Exemplos:
Os Perez e os Sanches têm origem na Espanha.
Tudo foi olvidado aos Rodrigues, que seguiram a história desconhecendo seu passado.

Exceção da exceção: os Luíses. 

Exemplos:
Veja que se as Marias e as Joaquinas ou Marias e Clarisses soa bem aos ouvidos. 
Um bom exemplo, para não esquecer, é a música “O bêbado e a equilibrista”, de Aldir Blanc:
Chora,
A nossa Pátria
Mãe gentil
Choram Marias
E Clarices
No solo do Brasil…
O compositor, propositadamente, faz alusão à Maria, mãe do Henfil e à Clarice, esposa de Vladimir Herzog, ambos vítimas da ditadura; com o plural, abarca as mães e esposas que perderam seus filhos e maridos para o sistema ditatorial.
De outra sorte, pense na frase "Quantos Luis reinaram na França?" Não há como discordar: soa muito esquisito. 
Por conta disso, dizemos "Quantos Luíses reinaram na França?"

Sonoridade dos nomes

A regra aplicada a Luíses (que é a exceção da exceção) também faz exceção em qualquer caso, quando o nome a ser flexionado soar, igualmente, esquisito. Se não soar bem aos ouvidos, mantenha o nome no singular.
Exemplos:
Vagner, Gil, Ester, Mortimer.

Nome composto: qual elemento varia?

Neste caso não há unanimidade. 

Nome composto sem elemento intermediário

Se não há elemento intermediário (conjunção ou preposição), há quem defenda que apenas o último elemento deva ser pluralizado (os Delgado Pedrosos, os Ferreira Varellas, os Rui Barbosas); para outros mestres, é o primeiro elemento que deve assumir o plural (as Marias Aparecida, os Arrudas Sampaio); por fim, temos os que pluralizam ambos os elementos (as Marias Joaquinas, os Andradas e Silvas). 

Nome composto com preposição intermediária

Neste caso, apenas o primeiro elemento varia, assumindo a forma plural. Dizemos os Machados de Abreu, os Delgados Pedroso, Pedros da Silva (o segundo elemento mantém a forma singular).

A conjunção aditiva "e"

Se o nome composto integrar o elemento de ligação e (conjunção), apenas o  último elemento irá para o plural: os Andrada e Melos, os Andrada e Silvas. Flexionar o primeiro e o último elemento atrairia confusão. Entretanto, há quem defenda que o primeiro elemento, não o último, deva ser flexionado: os Andradas e Melo, os Andradas e Silva e outros flexionam ambos: os Andradas e Melos, os Andradas e Silvas.
Portanto, no caso da conjunção "e", por não haver acordo entre os gramáticos, resta a liberdade de escolha.




segunda-feira, 27 de novembro de 2017

ESCREVE-SE COM S OU COM Z: -EZ OU -ÊS, -OSO OU -OZO?

SUBSTANTIVO ABSTRATO E ADJETIVO. S OU Z
Substantivos abstratos e adjetivos: você sabe quando escrever com S ou com Z? Substantivos abstratos derivados de adjetivos pelo acréscimo de sufixo Quando você tem um substantivo abstrato derivado de adjetivo pelo acréscimo de sufixo, tanto os substantivos masculinos (criados pelo acréscimo de EZ) como os substantivos femininos (formados pelo ....

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

"NÓS VAMOS" OU "A GENTE VAI"? QUAL A FORMA CORRETA?

A gente ou nós: qual a forma correta?
Você sabe a diferença? Tanto "nós vamos" como "a gente vai" está correto. "Nós" é pronome pessoal do caso reto e "a gente", locução pronominal. Semanticamente, "a gente" tem o mesmo valor de "nós", equivalendo-se; portanto, são sinônimos. A atenção deve ser dada à conjugação dos verbos: existe "nós vamos" e "a gente vai", mas não "nós vai" e "a gente...

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

"HAJA O QUE HOUVER" OU "AJA O QUE HOUVER"?

Haja vista ou haja visto, aja vista ou haja vistaVocê escreve "Haja o que houver", com agá, ou "aja o que houver", sem agá? "Haja vista" ou "aja vista"? Não é questão de escolha, de opção, mas de verbo. Aja é conjugação do verbo...

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

FALAR E DIZER: QUAL A DIFERENÇA?

FALAR E DIZER: QUAL A DIFERENÇA?
Sinônimos ou não? Falar e dizer são aparentemente sinônimos, mas existe uma diferença significativa entre os dois verbos, tanto na sintática como no sentido dos dois verbos, registrada pela norma culta, tanto no Brasil como em...

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

ELE ENGASGOU COM O ESPINHO DO PEIXE. PEIXE TEM ESPINHO?

Espinha ou espinho de peixe. EngasgarO que é um espinho? Espinho é a ponta saliente do corpo de certas plantas, aguda e picante. Uma farpa de madeira também é chamada espinho, assim como o invólucro que recobre determinados animais. Exemplos são o ouriço-do-mar e...

segunda-feira, 9 de outubro de 2017

DÓLO OU DÔLO: COMO SE FALA?

Há tempos publiquei uma matéria em "CAUSOS": COLEGAS, AMIGOS, PROFESSORES e no Recanto das Letras que deu o que falar (rende até hoje): o texto que alude a uma passagem em que fui corrigida, no início do curso de Direito. Admiti meu erro na faculdade, aprendi a pronúncia correta, consultei...

CONCORDÂNCIA VERBAL: VERBO HAVER

CONCORDÂNCIA VERBAL: VERBO HAVER. PESSOAL E IMPESSOAL
O verbo HAVER, no sentido de "existir", “ocorrer” ou “tempo decorrido”, é impessoal. Impessoal significa sem sujeito na oração; portanto, só pode ser usado no singular. Esta é uma curva muito perigosa. Houve muitos...

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

DUPLA GRAFIA: BÊBEDO OU BÊBADO, ENFARTE OU ENFARTO?

aluguel ou aluguer, bebedo ou bebado, assobiar ou assoviar, cota ou quota
A padronização da língua leva a uma generalização estigmadora de variantes que fazem parte de nosso vocabulário e estão incluídas na norma culta. Não é o caso, por exemplo, de imbigo e umbigo. Aproveitando o exemplo podemos citar embigo, que existe, é parte do...

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

"SENHOR" É PRONOME DE TRATAMENTO?


pronomes de tratamento. você e senhor
"Bom dia! Gostaria de fazer um comentário e uma pergunta. "General do Exército" é uma redundância, mas se a grafia for "General de Exército" não, porque existem 3 patentes de General: General de Brigada, General de Divisão e General de Exército. Quanto à...

SERVO OU CERVO?

Servo ou cervo? Como se escreve?
Depende. As duas palavras existem no português, mas têm significados diferentes. Servo, com "S", é a pessoa ligada a uma gleba, que não pode dispor de si - portanto, não é livre -, pois obedece a um senhor; tem ainda a acepção...

terça-feira, 12 de setembro de 2017

QUAL O PLURAL DE GOL?

O plural de gol é gols, goles, gois, golos?A palavra gol é um estrangeirismo - para muitos, um barbarismo -, palavra que imita o original inglês goalO plural usual de gol (gols) é também uma forma de imitar o inglês (goals), o que foge... 

MAIZENA OU MAISENA? Escreve-se com "z" ou "s"?

Maisena ou maizena: com s ou com z?
Você sabe como se escreve: maizena ou maisena? Se sua resposta é maizena, com "z" pode ter acertado ou errado, assim também se afirmou que o certo é...

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

domingo, 27 de agosto de 2017

QUAL O PLURAL DE GEL? COMO FORMAR O PLURAL DAS PALAVRAS TERMINADAS EM "L"?

Plural das palavras terminadas com L: projetil, reptil, reptis, projetis
A palavra gel admite os plurais géis e geles, por isso o plural é considerado abundanteComo gel, outras palavras também têm plural abundante, como é o caso daquelas terminadas em "l", como: mel - méis...

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

segunda-feira, 10 de julho de 2017

REQUIS, REQUERIU, REQUEREU: QUAL A FORMA CORRETA?

Quando surge dúvida na conjugação de um verbo, logo procuramos outro, semelhante, o que ocorre com frequência com os verbos requerer e querer, pois seria o primeiro (requerer), derivado por prefixação do segundo (querer). Seria, porque apesar da semelhança, a...

quinta-feira, 6 de julho de 2017

DESPENDER OU DISPENDER?

Como se escreve: dispender ou despenderDespender significa gastar, consumir, empregar, desembolsar - tempo, dinheiro, coisas - e escreve-se com “e”, não com “i”. 

OBSERVAÇÕES:
1. Dispêndio e dispendioso escrevem-se com "i". 
2. Despensa (copa ou o lugar onde se guardam alimentos) escreve-se com...

quinta-feira, 22 de junho de 2017

COMO SE FALA: FÊCHE A PORTA OU FÉCHE A PORTA?

Atenda o telefone, por favor, enquanto fecho a porta. Feche a bolsa, para não atrair ladrões. São Paulo, conhecida pela pronúncia fechada das vogais, guarda um regionalismo curioso: os nativos...

terça-feira, 6 de junho de 2017

PS, P.S., O POST SCRIPTUM

Você sabe o significado do termo P.S., sempre visto em correspondências?

P.S. é abreviatura da expressão latina post scriptum, que significa "depois da 
escrita", ou seja, aquilo que se lembrou de escrever depois de ter...

segunda-feira, 22 de maio de 2017

PAGA PAU, PAGAR PAU: O QUE É ISSO?

paga pau, paga mico, paga o pato
Depois do expediente, pizzaria.
Lá pelas tantas, a Silvia diz: "Eu pago o maior pau pelo Dr. ..." E vocês?
Eu respondo que não pago pau por ninguém, não.

Mais tarde, ouvindo Luan Santana cantar Paga Pau, de Fernando e Sorocaba, penso que era hora de saber o significado da...

terça-feira, 9 de maio de 2017

IMBIGO OU UMBIGO?

imbigo ou umbigo: como se escreve, como se fala?
Não diga que jamais teve essa dúvida, nem quando era criança e seu pai (ou mãe ou professor) o corrigiu.
O certo é umbigo, com "U". Imbigo não existe.
Mas existe embigo, com "E", que...

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

SOBRANCELHA OU SOMBRANCELHA?

O certo é sobrancelha, sem o "m". Sombrancelha não existe.
Dizer ou escrever "sombrancelha" é errado, mas o erro é comum. O Google que não me deixa mentir.
Basta uma pesquisada no site de busca para conferir. Exemplos não faltam.
O que não significa que escrever...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

CABELEREIRO OU CABELEIREIRO? PARECE FÁCIL?

Cabelereiro não existe. O correto é cabeleireiro.
Pronto? É só isso? 
Não. No vocabulário da Academia Brasileira de Letras, no dicionários, não existe a forma cabelereiro. Portanto, o termo não existe. 
Entretanto, se você digitar a palavra no Google, obterá milhões de resultados.
Isso porque associamos a profissão ao elemento cabelo. E se o profissional...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

domingo, 5 de fevereiro de 2017

BERINGELA, BELINGELA, BERINJELA OU BELINJELA? VOCÊ SABE A FORMA CORRETA?

Tudo depende de onde você mora.

Na dúvida, a primeira opção de pesquisa é o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (ABL): se faz parte da nossa língua, está lá. 
Entretanto, a coisa com a beringela-berinjela-belingela-beringela não é tão ...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

"TEM HAVER" OU "TEM A VER": QUAL A DIFERENÇA, EXEMPLOS

"Deus nada tem haver com isso, acredito, que Deus chora em decorrência da ignorância e da perversidade de alguns que se dizem seres humanos."

"TER HAVER" OU "TER A VER": QUAL A DIFERENÇA?

Se você sabe a resposta, a frase acima exemplifica o mau uso. Ficou esquisito, não é?

A confusão se dá porque haver e a ver são homófonas e parônimas: palavras ...

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

PUDIBUNDA, PUDIBUNDO. SABE O QUE É? SIGNIFICADO, EXEMPLOS

Pudibunda é a pessoa pudica, que se envergonha ou cora com facilidade. 

Se o rubor tiver outra origem que não o pudor, a vergonha (uso de maquiagem ou ...

BUNGINGANGA OU BUGINGANGA? DIFERENÇA, SIGNIFICADO, EXEMPLOS

Nem bunginganga, nem buginganga. Escreve-se bugiganga, com um "n" só.

A propósito, bugiganga é a quinquilharia, o objeto de pouco valor.

Vamos aos exemplos?

Rua 25 de Março: lugar de comprar bugiganga.


Você também é viciada ...

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

“OS ESTADOS UNIDOS” OU “O ESTADOS UNIDOS”; “OS ESTADOS UNIDOS PARTICIPOU” OU “OS ESTADOS UNIDOS PARTICIPARAM”: PLURAL OU SINGULAR?

“Os Estados Unidos participou de todas as quinze edições dos Jogos Pan-Americanos e sediou a competição por duas ocasiões”...

...ou “Os Estados Unidos participaram de todas as quinze edições dos Jogos Pan-Americanos e sediaram a competição por duas ocasiões”?
          Sem pensar duas vezes, você é capaz de responder. O que “os”, que antecede “Estados Unidos”, faz na frase?

          “Os” é um artigo (definido, masculino e plural), seguido do substantivo (no plural) “Estados Unidos”. Se...

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CONTRACHEQUE OU HOLERITE? OU AINDA OLERITE, HOLLERITH...

Em São Paulo recebemos o holerite; na maior parte do país, o contracheque.


          Holerite ou contracheque é o demonstrativo de pagamento de vencimentos ou salário, entregue ao empregado ou funcionário público. No documento são discriminados os créditos (salário ou vencimento, horas extras, gratificações e ajuda de custo), as deduções (previdência social, imposto de renda, faltas, planos de saúde e adiantamentos) e o...

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“QUE SE CHAMA” OU “QUE CHAMA-SE”? O pronome relativo “que” sempre atrai o pronome “se”

Na linguagem informal, no Brasil, é predominante a próclise, ou seja, a colocação do pronome átono antes do verbo. É o caso de “se chama”, “se toma”, “se prende”, “se ama”.

Essa é nossa tendência natural, embora, para os gramáticos, próclise, ênclise e mesóclise seguem regras, que são obedecidas pelo padrão culto da norma.
Quando o verbo é precedido do pronome relativo que, a regra é – sem exceção – a próclise: “que se chama”, “que se toma”, “que se prende, “que se ama”; e não “que chama-se”, “que toma-se”, “que prende-se”, “que ama-se”: além de estranhas, estas...

domingo, 18 de setembro de 2016

"COMPARAR COM" OU "COMPARAR A"? DIFERENÇA, EXEMPLOS, CRASE, OBSERVAÇÕES

O verbo comparar admite ambas preposições: a e com., para introduzir o objeto indireto.

Comparo alguém a alguém, com o sentido de equiparar:
Nada se compara a viver em paz com a consciência.

Comparo alguém alguém ou com alguém, ou alguma coisa a ou com outra coisa, com o sentido de equivaler-se:
Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5 x10*9 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros ...

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

"NÃO O CONHEÇO" OU "NÃO LHE CONHEÇO"? QUANDO USAR O PRONOME "LHE”. Exemplos e exercícios

Questão muito cobrada em provas de concursos e vestibulares, o uso do “lhe” causa dúvidas e embaraços.

QUESTÃO DE CONCURSO. Verbos transitivos diretos, indiretos, intransitivos e bitransitivosO "lhe" é usado para se referir a pessoas (masculino ou feminino) como objeto indireto, com verbos que exigem a preposição "a”, "em" ou “para”.

Os pronomes “o”, “a”, “os”, “as” são usados como objetos diretos; portanto, com verbos transitivos diretos.

Para “sentir” a diferença, analise o verbo entregar: eu entrego alguma coisa “a” alguém. Se assim é, digo “entreguei-lhe a credencial”, “entreguei-lhe o presente”.

São verbos transitivos indiretos dizer, simpatizar e antipatizar, entregar, consistir, obedecer,...

terça-feira, 6 de setembro de 2016

BUFFET, BUFÊ OU BIFÊ? SIGNIFICADO, DIFERENÇAS, CURIOSIDADES

Mais um estrangeirismo, adaptado ao português.

 Escreve-se bufê e a palavra, tem origem no francês buffet.

Bufê é o móvel - mesa ou aparador -, instalado em salas de jantar, restaurantes ou áreas de reuniões, em  que o tampo serve de apoio para que os presentes se sirvam das refeições. 

Também é chamado bufê o serviço contratado para oferecer, em festas e...

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

ALÉM X AQUÉM: SIGNIFICADO, DIFERENÇA, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS

Além e aquém são advérbios com sentido antagônico, cobrados com frequência em concursos públicos e vestibulares. 

concursos públicos e vestibulares, hífen, média, referencial     ALÉM significa mais longe, afora ou para o lado de fora, mais afastado, superior em quantidade ou qualidade.
      Também pode ser usado para se acrescentar algo ao que já foi dito.
     AQUÉM significa mais perto, dentro ou para o lado de dentro, inferior em quantidade ou qualidade.
     Tanto um como o outro são usados com pontos referenciais.  
      
     Afinal, mais longe, para mim, pode ser mais perto, para você. Então, é...

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

TU OU VOCÊ: QUAL DAS DUAS FORMAS É A CORRETA? Diferenças, curiosidades, exemplos

É errado usar "você"? É "mais correto" usar "tu"?

É errado usar você? É mais correto usar tu


PESSOAS DO DISCURSO


     No português existem três pessoas do discurso (singular e plural):
EU/NÓS - aquele que fala 
TU/VÓS - com quem se fala 
ELE/ELES - de quem se fala


TU OU VOCÊ?

     TU é pronome utilizado para a 2ª pessoa, aquela com quem falamos
     Entretanto, é admissível, livremente, usar VOCÊ para tratar a 2ª pessoa (aquela com quem falamos).
EU/NÓS - aquele que fala TU/VÓS - com quem se fala ELE/ELES - de quem se fala     Ambas as formas estão igualmente corretas, observado que TU exige que a conjugação dos verbos e pronomes seja feita na...

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

"PREFIRO ISTO A AQUILO", NÃO "ISTO DO QUE AQUILO". DIFERENÇA, EXEMPLOS, EXERCÍCIOS.

     "Prefiro bicho do que gente": qual o problema desta frase?

     Prefere-se uma coisa a outra, não do que outra. 
     O correto seria "Prefiro bicho a gente".
     Preferir é antepor, escolher, apreciar mais, alguma coisa ou alguém, em detrimento de outra coisa ou pessoa: prefere-se isto àquilo.
     Se ao invés do verbo preferir tivesse sido utilizado o verbo gostar, a construção seria "Gosto mais de bicho do que de gente".
     A confusão é bastante comum. Uma rápida pesquisa na...

terça-feira, 9 de agosto de 2016

ACORDO AMIGÁVEL: CUIDADO COM A TAUTOLOGIA!

Há vícios de linguagem tão corriqueiros que nem percebemos a redundância. 

     No meio forense é comum o uso da expressão "acordo amigável",  pleonasmo que deve ser evitado.
     Um acordo não pode ser imposto, coercitivo, pois é de sua natureza ser a expressão da vontade dos participantes. 
     Tanto acordo como amigável trazem a ideia de harmonia, conciliação, de maneira...

"AMBOS" SÃO DOIS. SE TRÊS, É COMO DIZER "TRIO DE DOIS" OU "PAR DE TRÊS". Curiosidades, como escrever, exemplos.

Ambos é pronome indefinido usado para indicar, sempre, dois elementos: eu e você, você e ele, ele e ela, isto e aquilo, mas jamais para referenciar mais de dois elementos.

Assim é que, se usado "ambos" para indicar três pessoas ou coisas, é o mesmo que dizer "o trio de dois" ou a "dupla de três".

DEPOIS DE AMBOS HÁ OU NÃO ARTIGO?
Depende. 
Se o substantivo a que se refere estiver expresso na oração, o substantivo é...

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.

DÊ UMA CHANCE PARA SEUS SONHOS. DA CIDADE GRANDE PARA A CASA NA PRAIA, COM UM GRAAAAAANDE TERRENO.
Ser feliz é uma opção e você é livre para viver a vida. Escolha seu sonho. Vale a pena.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog