O grande engano cometido derivaria de um erro muito divulgado, e o culpado seria o Tio Patinhas.
Cifrão seria, pois, o esse cortado com um traço na vertical (apenas um).
O equívoco poderia ser verificado lendo um...
texto digitado, um livro ou mesmo o teclado do computador. Veja o teclado, digite: há apenas um traço.
Qual a importância de escrevê-lo corretamente?
Se o examinador souber a distinção, tirará pontos do examinando incauto.
No exame da Ordem, tudo...
conta - contra ou a favor.
Daí, valeria a pequena dica.
OBSERVAÇÃO
Aqui o Tio Patinhas acertou. |
Segundo o Banco Central, o cifrão seria grafado com dois traços e não um, conforme orientou o professor.
Claro, agradeci e fui conferir.
O texto divulgado, extraído do Livro "Casa da Moeda do Brasil: 290 anos de História, 1694/1984", assevera realmente que o cifrão é grafado, realmente, com dois traços, que representariam as Colunas de Hércules:
A invasão do reino Visigodo, pelos árabes, foi realizada no ano 711 da era cristã, pelo general Djebel-el-Táriq (Táriq-ibn-Ziyád), o Conquistador, em nome dos Califas Omíadas. As incursões muçulmanas levaram ao continente europeu a cultura árabe que, mais tarde, se espalhou pelo mundo, com as conquistas europeias, especialmente de portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses.
Existem duas versões quanto ao caminho percorrido pelo general árabe. A primeira, em que teria Táriq partido de Tânger, cidade próxima ao Marrocos, e da qual era governador. A segunda, em que, para alcançar a Europa, teria partido da Arábia e passado, sucessivamente, pelo Egito, desertos do Saara e da Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos; cruzado o estreito das Colunas de Hércules e chegado, finalmente, à Espanha. Esse estreito, a partir do século VIII, passou a denominar-se Djebel-el-Táriq e, atualmente, tem o nome de estreito de Gibraltar, palavra que se origina do árabe Djabal. Táriq mandou gravar, em moedas, uma linha sinuosa, em forma de "S", representando o longo e tortuoso caminho percorrido. Cortando essa linha sinuosa mandou colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, representando as Colunas de Hércules, com o significado de força, poder, perseverança. O símbolo assim gravado nas moedas - - passou a ser reconhecido, em todo o mundo, ao longo do tempo, como cifrão, representação gráfica do dinheiro.
Agradeço também ao professor, mas doravante voltarei a grafar o cifrão com dois traços.
deixe um comentário. SEMPRE É
POSSÍVEL MELHORAR.
Obrigada pela visita!
QUER RECEBER DICAS? SIGA O
BLOG.
Seja leal. Não copie,
compartilhe.
TODOS OS
DIREITOS RESERVADOS
Respeite o
direito autoral.
Gostou?
Clique, visite os blogs, comente. É só acessar:
BELA ITANHAÉM
TROCANDO EM MIÚDOS
"CAUSOS": COLEGAS,
AMIGOS, PROFESSORES
GRAMÁTICA
E QUESTÕES VERNÁCULAS
PRODUÇÃO JURÍDICA
JUIZADO
ESPECIAL CÍVEL (O JUIZADO DE PEQUENAS CAUSAS)
e os mais,
na coluna ao lado. Esteja à vontade para perguntar, comentar ou criticar.
Um abraço!
Thanks for the comment. Feel free
to comment, ask questions or criticize. A great day and a great week!
Maria da Gloria Perez Delgado Sanches
Isso é verdade. :)
ResponderExcluirDurante MUITO tempo eu pensei que eram 2 riscos. Só descobri isso há algum tempo quando fui fazer o logotipo do meu site, hehehe.
O "tanso" aqui ficou tentando achar uma fonte onde o cifrão fosse cortado "corretamente", ou seja, com dois riscos, hehehe.
Agora ... só queria saber qual foi o motivo que levou a disney a grafar o cifrão com 2 ... :)
O seu blog contém ótimas dicas ! Parabéns !! :)
Outra curiosidade na mesma linha: consta que o célebre compositor Igor Stravinsky gostava tanto de dinheiro que quando autografava punha suas inicias superpostas. Tal informação é completamente inútil, pois não leva a faturar pontos em prova nenhuma, até onde eu saiba. Só que este detalhe é um possível reforço mnemônico para a forma correta do cifrão.
ResponderExcluirPessoal, acho que essa história que os cursinhos da OAB falam está equivocada. Olhem a própria pagina do Banco Central: http://www.bcb.gov.br/?CIFRAO
ResponderExcluirAbraço!
O cifrão com dois riscos foi disseminado pela revista do tio Patinhas, como símbolo do dinheiro (o que é compatível com o divulgado pelo Banco Central).
ResponderExcluirO problema não está naqueles que não sabem do símbolo, mas naqueles que o conhecem.
Arriscar, para quê?
É cortado com duas barras paralelas.
ResponderExcluirFonte: Wikipédia e Banco Central
Obrigada, Leo, pelo comentário, e uma ótima semana!
ExcluirO "S" é cortado com duas barras paralelas.
ResponderExcluirFonte: Wikipédia e sítio oficial do Banco Central.
A wikipedia pode ser modificada por qualquer um... ignorância humana...
ResponderExcluirEm Portugal e no Brasil, o cifrão costumava ter dois traços: .Com o advento do computador e suas fontes importadas, ele sobrevive apenas na escrita à mão.
ResponderExcluirA coluna se engana. O cifrão, conforme o Banco Central, autoridade brasileira no assunto, é cortado por duas barras verticais paralelas (vide Colunas de Hércules). O fato de aparecer em teclados de computador cortado por apenas um traço advém do fato de que a maioria dos teclados disponíveis entre nós utiliza símbolos originais americanos, mas não invalida a grafia correta.
ResponderExcluirObrigada pela dica. Acessei o site do Banco Central e confirmo a versão apontada. Muito provavelmente o professor está equivocado.
ResponderExcluir