Emprega-se com o sentido de "e outros" (da mesma espécie), "e assim por diante", "e o resto", ou seja, para indicar que outras coisas - extensiva e hodiernamente, também outros animais, outras pessoas - que podiam ser mencionadas devem ser subentendidas.
Assim como antes da conjunção "e" só em raros casos se emprega vírgula, da mesma maneira só raras vezes se emprega vírgula antes do etc., pois essa locução encerra a conjunção "e", razão esta que condena, ainda, o emprego da conjunção antes do etc., sendo errado dizer "...peras, maçãs e etc."
Por conseguinte,
a maneira correta de utilizar a locução pode ser assim explicitada: "João e Maria compraram diversas flores para decorar a festa, entre elas margaridas, rosas, orquídeas, jasmins etc." - sem vírgula e sem a conjunção "e".
Quanto à pronúncia, o Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida, indica a ed cétera como a correta e a Academia Brasileira de Letras não a registra, em virtude de ser a abreviação de uma locução. O Priberam, por sua vez, dá como correta a pronúncia et cétera (|ètcéterâ|), com "t", assim como o latim eclesiástico, possível que pode ser aferido em http://pnsfatimadeolaria.wordpress.com/2011/08/22/retomando-nosso-estudo-de-latim/. No latim clássico, de outro modo, pronuncia-se et ketera ("t" breve).
Pode-se concluir, pois, que a usual pronúncia et cétera é correta, não se lhe podendo colocar embaraços.
Comente,
divulgue, assine. Será sempre bem recebido!
Conheça
mais. Faça uma visita aos blogs disponíveis no perfil: artigos e anotações
sobre questões de Direito, Português, poemas e crônicas
("causos"): https://plus.google.com/100044718118725455450/about.
Esteja à vontade
para perguntar, comentar ou criticar.
Maria da
Glória Perez Delgado Sanches
Membro Correspondente da ACLAC –
Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo, RJ.
Thats good, your blog is cool, i like it. Thanks for the efforts my friend.
ResponderExcluir